DESTRUINDO AS FORTALEZAS


                   Destruindo as fortalezas
(Josué 6 / 2 Cor 10:4-5)

Estamos em constante batalha contra as fortalezas do inimigo, fortalezas essas que tentam nos impedir de alcançar os nossos objetivos. O adversário fica nas trincheiras das guerras observando esperando o momento certo para nos atingir com suas setas e dardos inflamados.  Essas setas e esses dardos inflamados quando atingem nossas vida, produzem na vida daquele que foi atingido: incredulidade, murmuração, desânimo e por aí vai... 

 Aconteceu isso com os israelitas no deserto; por mais que Deus mostrasse seu poder, sua provisão, eles sempre estavam reclamando, murmurando, e não acreditavam que Deus cumpriria sua promessa. Observe:  Números 13 e 14 fala acerca dos espias enviados, eles viram que a terra era boa, mas quando observaram os gigantes desanimaram e murmuraram contra Deus... Deus vendo a murmuração do povo ele desce no arraial e começa a falar com todos: 

Números 14:28-35

Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.

Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;

Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, porei nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes.

Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto.

E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto.

Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.

Eu, o Senhor, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto se consumirão, e aí falecerão.

ENTENDA: Umas das estratégias elaboradas pelas fortalezas do inimigo é nos atingir com as setas da incredulidade, do desânimo e da murmuração, pois ele sabe que quanto mais a gente murmura menos a gente conquista!!! MINISTRAR...

 Depois desse episódio eles voltaram para o deserto caminharam no deserto até morrerem, e só sobraram Josué e Calebe e aqueles que eram jovens(observe o vrs 29). Então no livro de Josué , Deus o levanta para liderar essa caravana mais jovem até a conquista da terra. O foco principal é a cidade de Jericó que seria conquistada primeiro. Então Deus através de Josué vai dar algumas orientações de como eles conquistariam aquela cidade.

Josué 6:2: Tenho dado Jericó na tua mão...

Deus agora começa à dar diretrizes para Josué de como eles conquistariam a cidade. Jericó era uma cidade cercada por muros ;Os dois muros ficavam separados um do outro por uma distância de cinco metros. O muro externo tinha dois metros de espessura e o interno, quatro metros. Os dois tinham cerca de dez metros de altura. 

 Então não era fácil conquistar a cidade, mas se Deus falou... Números 23:19 diz:Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?  Se Deus falou algo ao teu respeito, fica na posição de obediência que ele vai cumprir!!!

vrs 10 >A ordem é dada, rodear as muralhas por 6 dias; detalhe: calados 

Era para rodear os muros da cidade, por seis dias sem ao menos dizerem palavra alguma! Eu posso extrair pelo menos 2 lições disso:

 1> O silêncio tem poder: Existem guerras e situações que utilizamos de barulho para conseguirmos algo. Porém nessa guerra precisavam ficar quietos para ouvir o que Deus iria falar durante a caminhada, ora, no versículo 2 diz que Deus já havia dado a cidade nas mãos deles!

2>Josué aprendeu a lição do deserto: Josué na sua caminhada viu no deserto que todo aquele que abria a boca no meio do trajeto, era sempre para murmurar; Agora Josué entende que não se pode cometer o mesmo erro outra vez, então é como se ele estivesse dizendo: O senhor nos mandou caminhar, e o segredo é caminhar sem reclamar, sem murmurar ...

ENTENDA: Um dos pontos principais para se destruir as fortalezas do inimigo é caminhar sem reclamações e murmurações, pois enquanto você caminha Deus já está lá na frente cuidando de tudo para te dar vitória.

Rodear a cidade por 6 dias era questão de fé e obediência

 Não era fácil cumprir as ordens dadas por Deus à Josué principalmente porque não faziam sentido. Olha a estratégia de Deus: ESPERAR ,CAMINHAR e não FALAR.  Deus já havia prometido a terra pra eles, mas como um bom pai , ele sempre testa a obediência dos filhos. 

Salmo 37:34 diz: Espere no Senhor e siga a sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança; quando os ímpios forem eliminados você o verá.

 >>>Deus falou que que o muro cairía (vrs 5), mas era para eles andarem por 6 dias. Era uma caminhada cansativa e não se via nenhum resultado. Eles estavam rodeando, e logicamente sempre voltando para o mesmo lugar, e "aparentemente" nada estava acontecendo; Mas, Deus estava trabalhando... Às vezes acontece isso conosco...

 >>>Falamos para Deus: Deus estou caminhando e não estou vendo nada acontecer, estou dando voltas e sempre volto para o mesmo lugar e nada acontece, mas, mesmo que você não esteja vendo, continue caminhando porque Deus está trabalhando.

 EU PRECISO ENTENDER: Tem momentos que Deus nos manda caminhar, e parece que Ele nos deixou sozinhos, pois, não vemos nada acontecer, é que Deus é especialista em trabalhar nos bastidores, e eu libero uma palavra: Tem dia que Deus dá show no palco principal, mas tem dias que Ele dá show nos bastidores!!! Você não tá vendo, mas ele está trabalhando!!!

No sétimo dia, eles se levantaram de madrugada, rodearam por sete vezes e gritaram e a imensa muralha caiu!

Outra forma de vencer as fortalezes do adversário é obedecer a Deus. Quando DEus mandou eles ficarem sm silêncio, eles ficaram e rodearam as muralhas, mas quando Deus mandou eles fazerem barulho, eles gritaram e as muralhas caíram por terra. Israel Gritou e o poder de Deus entrou em ação derrubando as muralhas.  

>>> Os muros só caem quando a igreja entende que rodear muralhas fala de caminhar, e gritar fala de adoração. Então se queremos vencer, devemos permanecer CAMINHANDO E ADORANDO...

Porque eu preciso adorar??? a resposta está em 2 Coríntios 10:4 quando Paulo diz: "Mas as armas da nossa milícia não são carnais, mas, poderosas em Deus para destruir as fortalezas"

ENTENDA: EU ESTOU PROFETIZANDO QUE ENQUANTO A IGREJA FAZ BARULHO DE GLÓRIA, AS FORTALEZAS DO INIMIGO ESTÃO SENDO DESTRUÍDAS, NA TUA CASA, NO TEU TRABALHO, LÁ NA ESCOLA, ONDE HOUVER UMA FORTALEZA... A IGREJA ADORA, E A FORTALEZA DO INIMIGO CAI....

 SÓ QUEM CRÊ NISSO...

Mensagem construída por :Pastor Gedeão Johnatas

Comentários