Destruindo as fortalezas (Josué 6 / 2 Cor 10:4-5)
Estamos em constante batalha contra as fortalezas do inimigo, fortalezas essas que tentam nos impedir de alcançar os nossos objetivos. O adversário fica nas trincheiras das guerras observando esperando o momento certo para nos atingir com suas setas e dardos inflamados. Essas setas e esses dardos inflamados quando atingem nossas vida, produzem na vida daquele que foi atingido: incredulidade, murmuração, desânimo e por aí vai...
Aconteceu isso com os israelitas no deserto; por mais que Deus mostrasse seu poder, sua provisão, eles sempre estavam reclamando, murmurando, e não acreditavam que Deus cumpriria sua promessa. Observe: Números 13 e 14 fala acerca dos espias enviados, eles viram que a terra era boa, mas quando observaram os gigantes desanimaram e murmuraram contra Deus... Deus vendo a murmuração do povo ele desce no arraial e começa a falar com todos:
Números 14:28-35
Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;
Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, porei nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes.
Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto.
E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto.
Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.
Eu, o Senhor, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto se consumirão, e aí falecerão.
ENTENDA: Umas das estratégias elaboradas pelas fortalezas do inimigo é nos atingir com as setas da incredulidade, do desânimo e da murmuração, pois ele sabe que quanto mais a gente murmura menos a gente conquista!!! MINISTRAR...
Depois desse episódio eles voltaram para o deserto caminharam no deserto até morrerem, e só sobraram Josué e Calebe e aqueles que eram jovens(observe o vrs 29). Então no livro de Josué , Deus o levanta para liderar essa caravana mais jovem até a conquista da terra. O foco principal é a cidade de Jericó que seria conquistada primeiro. Então Deus através de Josué vai dar algumas orientações de como eles conquistariam aquela cidade.
⦁ Josué 6:2: Tenho dado Jericó na tua mão...
Deus agora começa à dar diretrizes para Josué de como eles conquistariam a cidade. Jericó era uma cidade cercada por muros ;Os dois muros ficavam separados um do outro por uma distância de cinco metros. O muro externo tinha dois metros de espessura e o interno, quatro metros. Os dois tinham cerca de dez metros de altura.
Então não era fácil conquistar a cidade, mas se Deus falou... Números 23:19 diz:Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? Se Deus falou algo ao teu respeito, fica na posição de obediência que ele vai cumprir!!!
⦁ vrs 10 >A ordem é dada, rodear as muralhas por 6 dias; detalhe: calados
Era para rodear os muros da cidade, por seis dias sem ao menos dizerem palavra alguma! Eu posso extrair pelo menos 2 lições disso:
1> O silêncio tem poder: Existem guerras e situações que utilizamos de barulho para conseguirmos algo. Porém nessa guerra precisavam ficar quietos para ouvir o que Deus iria falar durante a caminhada, ora, no versículo 2 diz que Deus já havia dado a cidade nas mãos deles!
2>Josué aprendeu a lição do deserto: Josué na sua caminhada viu no deserto que todo aquele que abria a boca no meio do trajeto, era sempre para murmurar; Agora Josué entende que não se pode cometer o mesmo erro outra vez, então é como se ele estivesse dizendo: O senhor nos mandou caminhar, e o segredo é caminhar sem reclamar, sem murmurar ...
ENTENDA: Um dos pontos principais para se destruir as fortalezas do inimigo é caminhar sem reclamações e murmurações, pois enquanto você caminha Deus já está lá na frente cuidando de tudo para te dar vitória.
⦁ Rodear a cidade por 6 dias era questão de fé e obediência
Não era fácil cumprir as ordens dadas por Deus à Josué principalmente porque não faziam sentido. Olha a estratégia de Deus: ESPERAR ,CAMINHAR e não FALAR. Deus já havia prometido a terra pra eles, mas como um bom pai , ele sempre testa a obediência dos filhos.
Salmo 37:34 diz: Espere no Senhor e siga a sua vontade. Ele o exaltará, dando-lhe a terra por herança; quando os ímpios forem eliminados você o verá.
>>>Deus falou que que o muro cairía (vrs 5), mas era para eles andarem por 6 dias. Era uma caminhada cansativa e não se via nenhum resultado. Eles estavam rodeando, e logicamente sempre voltando para o mesmo lugar, e "aparentemente" nada estava acontecendo; Mas, Deus estava trabalhando... Às vezes acontece isso conosco...
>>>Falamos para Deus: Deus estou caminhando e não estou vendo nada acontecer, estou dando voltas e sempre volto para o mesmo lugar e nada acontece, mas, mesmo que você não esteja vendo, continue caminhando porque Deus está trabalhando.
EU PRECISO ENTENDER: Tem momentos que Deus nos manda caminhar, e parece que Ele nos deixou sozinhos, pois, não vemos nada acontecer, é que Deus é especialista em trabalhar nos bastidores, e eu libero uma palavra: Tem dia que Deus dá show no palco principal, mas tem dias que Ele dá show nos bastidores!!! Você não tá vendo, mas ele está trabalhando!!!
⦁ No sétimo dia, eles se levantaram de madrugada, rodearam por sete vezes e gritaram e a imensa muralha caiu!
Outra forma de vencer as fortalezes do adversário é obedecer a Deus. Quando DEus mandou eles ficarem sm silêncio, eles ficaram e rodearam as muralhas, mas quando Deus mandou eles fazerem barulho, eles gritaram e as muralhas caíram por terra. Israel Gritou e o poder de Deus entrou em ação derrubando as muralhas.
>>> Os muros só caem quando a igreja entende que rodear muralhas fala de caminhar, e gritar fala de adoração. Então se queremos vencer, devemos permanecer CAMINHANDO E ADORANDO...
Porque eu preciso adorar??? a resposta está em 2 Coríntios 10:4 quando Paulo diz: "Mas as armas da nossa milícia não são carnais, mas, poderosas em Deus para destruir as fortalezas"
ENTENDA: EU ESTOU PROFETIZANDO QUE ENQUANTO A IGREJA FAZ BARULHO DE GLÓRIA, AS FORTALEZAS DO INIMIGO ESTÃO SENDO DESTRUÍDAS, NA TUA CASA, NO TEU TRABALHO, LÁ NA ESCOLA, ONDE HOUVER UMA FORTALEZA... A IGREJA ADORA, E A FORTALEZA DO INIMIGO CAI....
SÓ QUEM CRÊ NISSO...
Mensagem construída por :Pastor Gedeão Johnatas

Comentários
Postar um comentário