Vista ou Visão? (Marcos 10:46-52)
Bartimeu é um cego, não tem vista, mas, tem visão!!!
Existem muitas pessoas quem tem vista, mas não tem visão.
>NÃO ADIANTA TER UMA ÓTIMA VISTA , SE TEMOS UMA VISÃO PÉSSIMA!
Qual a diferença entre vista e visão?
Vista > É aquilo que os meus olhos podem enxergar.
Visão > É aquilo que a minha mente pode alcançar.
NÃO ADIANTA TER OLHOS DE ÁGUIA , MAS TER MENTE DE PARDAL...
VEJAMOS ALGUMAS VISÕES QUE BARTIMEU TEVE:
ELE VIU UMA OPORTUNIDADE!
A falta de vista de Bartimeu, teve uma importância muito grande na vida dele. A falta de vista fez que ele exercitasse outros sentidos , dentre esses sentidos a visão. Existem momentos que pra gente exercitar , pra gente utilizar os recursos que estão parados, Deus poderá nos privar dos recursos que usualmente temos.
OBSERVE > Jesus estava sendo seguido por uma multidão que tinha vista, mas não tinha visão!
Existem momentos que confiamos tanto na nossa vista, que não utilizamos a nossa visão!
A Bíblia nos fala em Números 13 , acerca dos 12 espias enviados para espiar a Terra que Deus prometeu para eles. Só que quando eles voltam, 10 espias voltam dizendo que a terra tem gigante, que eles não conseguiriam conquistar , mas 2 deles diziam que era sim possível. 10 espias olharam a terra com a vista, 2 olharam pra terra com visão. QUANDO EU OLHO A VIDA COM A VISTA, EU PERCO A ESPERANÇA, MAS QUANDO EU USO A MINHA VISÃO, EU CONTINUO CRENDO. POR QUÊ?
VISTA VISÃO
Me faz e ver a dificuldade... Me faz enxergar a finalidade
Me faz ver o problema Me faz enxergar o propósito
Me faz ver o impedimento Me faz enxergar o livramento
Me faz ver processo Me faz enxergar a promessa
Me faz ver os inimigos Me faz enxergar os aliados
Me faz ver a crise Me faz enxergar Cristo
Me faz ver o hoje Me faz enxergar o amanhã
Precisamos parar de enxergar apenas com a nossa vista natural, e pedir para que a nossa visão seja aberta, para que possamos ver as oportunidades que Deus tem colocado em nossa frente.
> ELE VIU O PODER QUE TEM UM CLAMOR
O clamor é uma das armas poderosas da igreja, a igreja não pode parar de clamar em nenhum momento, pois um clamor verdadeiro tem o poder de tocar o coração de Deus. Bartimeu ele viu que se ele clamasse, Jesus atenderia sua petição.
ENTENDA: Quando Bartimeu clamou, a primeira coisa que ele ouviu, não foi uma resposta de Jesus, mas ele ouviu uma repreensão da multidão.
Quando clamamos geralmente é assim, esperamos uma resposta de Deus, mas geralmente ouvimos uma voz dizendo: pare, não peça mais, não clame mais, não adore mais... Por que?
Porque o inimigo também sabe o poder que um clamor tem, então ele tenta nos paralisar de todas as formas para que a igreja não clame, não ore, mas precisamos voltar a clamar, pois quando clamamos Deus nos responde do céu!!!
A Bíblia nos diz em Jeremias 33:3" Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes."
A Bíblia diz em Salmos 34:17 "Os justos clamam, o Senhor os ouve e os livra de todas as suas tribulações."
A Bíblia também diz em Números 20:16 "...mas, quando clamamos ao Senhor, ele ouviu o nosso clamor, enviou um anjo e nos tirou do Egito"
Então entenda que se você clamar, Deus vai ouvir e no tempo determinado o mesmo Deus enviará a resposta para o teu clamor!
A multidão só tinha vista, por isso não acreditava na fé de Bartimeu.
Quando ele clamou, eles começaram a repreender ele, a multidão não acreditava que o cego conseguiria atrair a atenção de Jesus, muito menos conseguir o seu milagre. Mas mesmo assim ele continuou clamando. (observe Gênesis 15:5 /15:12)
ENTENDA: NÃO DESISTA DE CLAMAR, OU DE BUSCAR, OU DE INSISTIR EM ALGO SÓ PORQUE AS PESSOAS NÃO ACREDITAM NOS TEUS PROJETOS, ALIÁS O QUE MAIS VAI APARECER SÃO PESSOAS QUE VÃO DUVIDAR DOS TEUS PROJETOS. POR QUÊ??
PORQUE DEUS SÓ COMPARTILHA VISÃO COM QUEM TEM SECRETO, E DEUS SÓ DÁ SEGREDOS PARA QUEM TEM VISÃO...
RECEBE ESSA PALAVRA: SE NINGUÉM ACREDITA NOS TEUS PLANOS, FICA TRANQUIL0, É QUE A VISÃO QUE DEUS DEU PRA VOCÊ, ELE NÃO FICA COMPARTILHANDO COM QUALQUER PESSOAS NÃO!!!
ELE VIU QUEM ERA JESUS REALMENTE
Observe que a bíblia diz assim: Ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar :Jesus, filho de Davi!
Ele ouve uma coisa, mas, declara outra! Por quê?
É que a pessoa que tem visão, processa as informações que ouve, somente pra depois falar...
Quem não tem visão diz: Esse é Jesus que veio de Nazaré
Quem tem visão diz: Esse é Jesus, que veio para salvar o mundo.
Bartimeu não tinha o recurso da vista, mas tinha audição e fala... porém a visão que ele tinha fez que ele utilizasse os seus recursos com sabedoria e eficácia, por isso que ele alcançou o milagre.
ENTENDA: Quem tem visão, não aceita apenas o que a multidão fala, ele vai além. Você não pode se limitar à certas palavras que as pessoas sem visão dizem... Ex: ah, essa crise vai destruir muitas famílias, a fome no Brasil só aumenta , desemprego record etc...
Quem não tem visão e ouve essas informações já fica com medo, desanimado, desiste de tudo, mas a pessoa que tem visão , quando ouve já toma uma atitude , não fica parado, porque o crise do meu hoje, não pode atrapalhar os projetos do meu amanhã...
ELE PEDIU VISTA PARA JESUS
Ele já tinha visão, mas não tinha vista!!! E é exatamente isso que ele pede para Jesus.
INTERESSANTE : NENHUM PROJETO PODE SER IDEALIZADO SEM A VISÃO, TODAVIA, NENHUM PROJETO PODE SER CONCLUÍDO SEM A VISTA!!!
>>> A visão é mais importante que a vista, mas nenhuma visão pode se sustentar sem a vista... Por isso Bartimeu pede a vista!!! Para que a benção seja completa!!!
ENTENDA: A vista é para você enxergar de forma natural, mas, a visão te faz romper os limites. Que nesse ano que se inicia possamos passar a utilizar a nossa visão e parar de enxergar de forma limitada, para que os nossos projetos e sonhos parem de ser meros rascunhos em papel e passem à ser colocados em prática

Comentários
Postar um comentário