Adotados pela Graça (João 8:31-47)
Explanar o texto lido. Citar Romanos 8:14-17 / João 1:11
O QUE É ADOÇÃO? processo legal que consiste no ato de se aceitar espontaneamente como filho de determinada pessoa, desde que respeitadas as condições jurídicas para tal.
>>>ALGUÉM QUE ACEITA ESPONTÂNEAMENTE OUTRA PESSOA PARA FAZER PARTE DA FAMÍLIA!!!
Devemos entender a adoção descrita na Bíblia no contexto cultural que o apóstolo Paulo falou(dentro da cultura romana). Existem pelo menos 3 pontos principais na adoção da cultura romana.
⦁ 1 > A Adoção era um ato permanente!
O adotado não podia ser deserdado (Uma vez filho, sempre filho). Uma das condições para eu continuar sendo filho de Deus, está em Lucas 8:20-21 “Foi-lhe dito: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora, e querem ver-te. Ele, porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são estes que ouvem a palavra de Deus e a observam.”.
Segundo Romanos 8:17 , pela adoção, nos tornamos filhos de Deus, e irmãos de Jesus. E segundo o próprio Jesus, somos seus irmãos se obedecemos a palavra de Deus!!!
⦁ 2 > A adoção garante todos os direitos que o filho legítimo tem!
A Bília nos fala que pela adoção , nós nos tornamos heideiros de tudo que o pai tem para oferecer!!! A maior herança que temos é o CÉU!!!
OBS: Nem sempre o filho legítimo, recebe bem o filho adotado; por muitas vezes o filho legítimo ao invés de aproximar o adotado, pelo ciúme ele se afasta de quem o pai adotou...
MAS ENTENDA: Quando se fala de adoção, fala-se de um lugar cheio de crianças, com características diferentes, tons de pele diferentes, tipos de cabelo diferentes, trejeitos diferentes, só que quem vai adotar, não chama qualquer um, e nem aceita indicação, pelo contrário, O ADOTADO É ALGUÉM QUE FOI ESCOLHIDO À DEDO.
>>> Quando falamos de fílho legítimo falamos de nós que já estamos à muito tempo na casa, que muitas vezes ao invés de receber àqueles que o pai adota, nós os afastamos com nossas atitudes!!!
MAS ENTENDA: QUEM CHEGA AQUI, NÃO VEM PORQUE QUER, QUEM CHEGA AQUI VEM, PORQUE O PAI ESCOLHEU, ENTÃO, SE ESSA PESSOA ESTÁ AQUI DENTRO HOJE, É PORQUE O PAI ESCOLHEU , SE O PAI ESCOLHEU , ELE É TEU IRMÃO TAMBÉM, ENTÃO ABRAÇA ELE, AJUDA ELE, AUXILIA ELE!!!
⦁ 3 > A adoção me faz perder todos os direitos e contatos da antiga família!
ISSO FALA DE 3 PONTOS!!!
a) NOVA IDENTIDADE: Quando fomos adotados pela ação do Espírito Santo, uma das maiores conquistas é a nova identidade. Vamos observar como foi em Onésimo em Filemom...
Onésimo antes era escravo, mas agora é filho, antes era inútil, agora é útil, antes era devedor, agora Paulo pagou a dívida!!!
ASSIM ACONTECEU CONOSCO!!!
ANTES DA ADOÇÃO > Éramos Escravos > Agora somos Filhos
ANTES DA ADOÇÃO> Éramos inúteis > Agora somos úteis
ANTES DA ADOÇÃO> Éramos devedores > Agora ele pagou a nossa dívida...
b) NOVO AMBIENTE : A bíblia diz em Colossenses 1:12-13 ,"dando graças ao Pai que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. A suprema pessoa de Cristo 13Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado..."
c) NOVA MENTALIDADE: Quando somos adotados pela graça, entendemos que existem 2 tipos de filhos na casa...
⦁ Marcos 10:47 > Bartimeu ouve que é Jesus e grita: "JESUS, filho de Davi"
Davi era segundo o coração de Deus > Jesus era um filho segundo o coração de Deus...
AQUELE QUE APROXIMA DE SEU IRMÃOS
⦁ Filhos de Adão > Adão era segunda a carne!
AQUELE QUE AFASTA DE SEUS IRMÃOS
>>>Então começo a entender, que o filho legítimo é Cristo, e se Cristo me aceitou como irmão, quem sou eu para não aceitar o irmão que cultua comigo, que trabalha comigo, que ceia comigo...
(ministrar)
AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA ADOÇÃO!!!
Todo adotado quando chega na casa nova, precisa ser ensinado, educado, para que ele viva bem no ambiente que ele chega.
Muitas vezes o adotado precisa perder costumes antigos, manias antigas, trejeitos antigos, mudar o vocabulário , para se adequar à nova realidade.
AGORA O ESPÍRITO SANTO , VAI TRABALHANDO EM VOCÊ, E ELE VAI TIRANDO ANTIGOS COSTUMES, TIRANDO AS MANIAS ANTIGAS, VAI MUDANDO O VOCABULÁRIO, PORQUE ELE JÁ ESTÁ TE PREPARANDO PARA MORAR NO CÉU!!!
ELE VAI DEIXANDO EM VOCÊ > menos da terra, e mais do céu
Menos vocabulário da terra, mais vocabulário do céu!!!
PRA NÓS TERMOS DIREITO À HERANÇA!!!
Pastor Gedeão Johnatas

Comentários
Postar um comentário